segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ATIVIDADE 3.3
PROJETOS DE TRABALHOS EM SALA DE AULA COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO.

EQUIPE-  Adriana Praxedes
                 Ana Márcia
                 Ana Regina
                 Ana Maria
                 Ivoneide
                 Lorena
                 Enilde
                 Silva Junior
                 Silmara

ESTRUTURA CURRICULAR
NÍVEL DE ENSINO- Ens. Fund. 2º ano
COMPONENTE CURRICULAR- Língua Portuguesa-Ciências
TEMA- Higiene e Saúde

OBJETIVO- Conscientizar sobre a importância de ter uma boa higiene corporal.
                   -Aprender as regras para uma boa higienização.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES- 1 hora e 20 minutos.

RECURSOS- Som,pendrive,caixa de som,datashow,produtos de higiene,vídeo,texto.

ESTRATÉGIAS
RODA DE CONVERSA: Solicite que os alunos sentem-se no chão formando um círculo,providencie uma caixa com produtos e objetos utilizados na higiene pessoal (pente,escova de dente,creme dental,sabonete,cotonete,cortador de unhas,shampoo,dentre outros).Apresente os produtos e converse com a turma sobre:para que servem esses produtos e objetos?Quando os utilizamos?Porque temos que utilizá-los?
  • Após os questionamentos leia o texto ¨Bob bafo¨.Após a leitura estimule os alunos a refletirem sobre os cuidados que devemos ter com nosso corpo e comparar com o personagem da história questionando o porquê do seu nome?Será que ele faziaa higiene do corpo corretamente?
  • Solicite que os alunos continuem em círculo só que de pé para cantarem músicas relacionadas a higiene como menino sujinho,hora do banho e fazerem a coreografia representando gestos utilizados para fazer a higiene.
  • Apresente o vídeo: Higiene e Saúde (7:48)
  • Após o vídeo os alunos socializarão seus hábitos de higiene e o professor infatizará a importância dos mesmos.
  • Proponha agora que cada aluno construa um panfleto que retrate um habito de higiene e sua importância e exponha para os colegas.
AVALIAÇÃO- Observe se os seus alunos estão participando e realizando as atividades propostas,para poder auxiliá-los no processo de aprendizagem.A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula verificando se os alunos conseguiram: identificar os cuidados om a higiene pessoal;perceber a importância de alguns produtos e objetos para a higiene;aprender hábitos de higiene necessários para crescer saudável,construiram o panfleto de acordo com o que foi solicitado.



Texto:    BOB BAFO

Diléa Frate

Bob não gostava de escovar os dentes. E tinha um argumento para isso: dizia que seu bafo era horrível, que à noite ele matava qualquer mosquito que estivesse rodando sua cama com um simples “bah!fo”.

Quanto mais bala ele comia e mastigava sem escovar os dentes, mais podres os dentes iam ficando, e mais fedorento ia ficando seu “bah!fos”.

Com o tempo, ele começou a matar moscas. Foi evoluindo para as lagartixas, até que chegou às baratas! Como dois “bah!fos”, ele conseguia exterminar uma terrível barata cascuda de esgoto. Foi a consagração! Bobo foi contratado por uma firma de dedetização e vai ficar por lá até que algum bom dentista se compadeça de sua boca.

Bah! Que bafo, meu!


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Planejando atividade com hipertexto ou internet

UNIDADE 02 - Internet, Hipertexto e Hipermídia.
ATIVIDADE 2.4 - Planejando atividade com hipertexto ou internet.
FORMADORA - Ana Júlia Silveira de Sousa


Planejando atividade com hipertexto ou internet

A aula realizada pela nossa equipe levou os alunos do 2º ano da Escola de Ensino Fundamental Aécio de Borba a pesquisarem na internet o trânsito com suas normas e leis. Essa atividade teve como objetivo compreender a importância do trânsito como parte integrante do cotidiano das pessoas em relação a sua necessidade de locomoção, comunicação e convívio social no espaço público, proporcionando o aperfeiçoamento e o manuseio do computador e suas ferramentas.
A aula foi iniciada com uma conversa informal sobre o trânsito e seguida de uma pesquisa direcionada ao telecentro. Após a pesquisa, foram produzidos cartazes com os dados coletados, gravuras e reportagem de revistas ou jornais relacionados ao trânsito.
Utilizamos como recursos metodológicos os computadores, internet, revistas, jornais, cartolina, tesoura, cola, pinceis, câmera digital, caderno e lápis. Todos esses recursos nos auxiliaram no desenvolvimento dessa aula.
Através dessa atividade pode-se perceber que alguns alunos já traziam conhecimentos de algumas regras de trânsito e noções de como manusear o computador e acessar a internet, porém, para a grande maioria o contato com o computador foi uma novidade, pois os mesmos sentiram dificuldades em manusear as ferramentas. Algumas crianças reclamavam do tamanho da letra do texto no momento da escrita. Observamos também o enorme constrangimento em tocar o mouse no decorrer do manuseio com a máquina. No entanto, tudo isso será superado aos poucos, com o decorrer do tempo as crianças vão se adaptar a essa nova forma de aprender.
Mediante a aula, buscamos no desenvolver das atividades, realizar a nossa avaliação, percebendo a interação entre alunos, aluno e computador, interesse e entusiasmo e compreensão do assunto estudado.
Diante dessa aula a nossa equipe pode perceber o quanto é difícil trabalhar a inclusão digital dentro das escolas, pois mesmo com  professores e alunos conhecendo um pouco sobre informática as nossas escolas ainda não estão preparadas para essa mudança. A principal dificuldade encontrada foi à questão dos computadores não disponíveis nas escolas da sede do nosso município. A escola que tem mais computadores o ar-condicionado não está funcionando, assim os computadores só poderiam ser usados, em alguns horários que não eram convenientes à equipe e a outra escola que também poderia nos auxiliar todos os computadores estão sem internet, impedindo assim a realização e a postagem dessa tarefa no dia do esperado. Daí a nossa dificuldade em realizar essa atividade. Porém, com todos esses empecilhos a aula foi realizada e nós verificamos o quanto é importante e necessário aos nossos alunos essas atividades que envolvam as mídias e os estimulem a entrar no mundo digital.
 Percebemos com essa atividade que a aula tornou-se mais atrativa e mais dinâmica. O trabalho em grupo foi imprescindível para o êxito dessa atividade, visto que a construção do conhecimento quando compartilhada se torna cada vez mais significativa. Portanto os resultados obtidos nessa aula foram excelentes, pois conseguimos obter os objetivos propostos e ainda melhorar a forma de trabalhar coletivamente da turma. O envolvimento dos alunos foi importantíssimo, pois a experiência pedagógica e digital superou as nossas expectativas para com essa atividade.
Para nós professores essa atividade veio mostrar que trabalhar com as novas tecnologias dentro das escolas não é um bicho de sete cabeças, mas sim um excelente e indispensável auxílio para as nossas aulas, transformando as escolas em um espaço vivo, de interações, aberto às múltiplas dimensões da vida e do ser. Pois sabemos que só se aprende realmente, participando e vivenciando novas experiências, tomando atitudes diante dos fatos e escolhendo os melhores procedimentos e métodos para atingir novos objetivos.

Equipe:
Adriana Praxedes
Ana Marcia (Marcinha)
Ana Maria
Enilde
Ivoneide
Lorena
Silmara
Silva Junior

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PROFESSOR x COMPUTADOR

Proinfo Integrado
Tutora: Ana Júlia
Técnica: Ana Carolina
Cursista: Antonio Gomes da Silva Junior

Professor x Computador

Palavra-chave: mudança.

   Viver em uma sociedade que passa diariamente por mudanças exige de nós professores uma constante transformação.
   Percebe-se que hoje em dia em muitas escolas o professor já foi substituído, e não foi por outra pessoa, mas sim pelo computador. No entanto essa substituição veio para melhorar a vida do professor em sala de aula. O computador transformará nossas aulas maçantes e repetitivas em aulas interativas, em telas mais coloridas e mais dinâmicas. Com essa ajuda, o professor ficará com a parte melhor das aulas.
   Ficou claro para nós, que precisamos mudar as nossas práticas em sala de aula, pois se não acompanharmos essa evolução da sociedade, ficaremos para trás e seremos totalmente substituídos por máquinas.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012




Proinfo Integrado
Tutora: Ana Júlia 
Técnica: Ana Carolina
Cursista: Ana Maria Alves


Professor X Computador 



Os profissionais da educação atuando nas escolas públicas, estar chegando uma máquina para "ocupar" o seu lugar de possuidor do saber.
O medo do desconhecido se fez presente, assim muitos mitos foram criados sobre o computador - "O Monstro".
Inicialmente tido como um "sabe tudo", por grande parte da classe de professores, o computador, considerado um rival, foi endeusado. Num segundo momento, o mito foi sendo explicado por partes e todos começaram a enxergar que é o computador será usado para a  parte humana que comanda o conjunto. Sem as pessoas para operá-la a fabulosa máquina de nada adiantaria. Com o funcionamento da "máquina computador" teoricamente dominado, deixa de existir a ameaça do desconhecido, ficando livre o caminho da superação, assim o aprendizado avança. 
Observando-se pela ótica de que a realidade da escola pública de educação básica é caótica, onde existem muitos professores que já estão para se aposentar e não têm interesse em se atualizar, outros não se dispõem a frequentar cursos específicos de informática por não disporem de tempo - por falta de incentivo. Existe também o fator econômico. 
Os profissionais da educação, infelizmente não são valorizados como deveriam e muitos deles não possui, em casa, a máquina para estudos práticos.                         
 O aprendizado é facilitado quando:
* o indivíduo participa completamente do processo de aprendizado e tem controle sobre a sua natureza e direção;
* é, primariamente, baseado na confrontação direta com problemas práticos, sociais, pessoais ou de pesquisa;
* A auto avaliação é o principal método de avaliar o progresso ou o sucesso.
* é uma abertura para a mudança;
Baseando-se na escola publica é, ainda, pouco instrumentada para esta nova tendência tecnológica, surgem às perguntas: como despertar o professor da rede pública na busca do domínio das novas ferramentas tecnológicas, utilizando-as na no ambiente escolar. Concluindo, a necessidade da formação do profissional de educação para que possa usar as novas tecnologias no ensino-aprendizagem é urgente. Cursos gratuitos, sobre a inclusão digital, facilidade para a aquisição de computadores pelos professores, são "caminhos" que podem ser oferecidos, pelos responsáveis pelas instituições, para que os profissionais se aprofundem ao máximo, neste novo campo da aprendizagem. 















segunda-feira, 27 de agosto de 2012


Proinfo Integrado

Unidade 07 – Atividade 01

 

Plano de Aula: (Infantil I/II/III) Brinquedos e Brincadeiras.


Tempo de Chegada.
Para quê? Promover momentos lúdicos, desenvolver a expressão oral – corporal, resgatar brinquedos e brincadeiras.
Como?Acolher carinhosamente e dar oportunidade as crianças de manusearem brinquedos antigos diversificados, trocando experiências e interagindo com as outras crianças, fazendo descobertas e construindo conhecimento juntos.

 
Tempo de socialização e historia.
Para quê?Promover o relacionamento e a interação com diversificadas manifestações de brincadeiras e cantigas de roda.
Como? Organizar as crianças sentadas ao chão, saudar com musicas de bom dia e boas vindas, fazer oração e cantar canções conhecidas, roda de conversa sobre os brinquedos antigos apresentados, discutindo ideias com as crianças, ouvir conversas diversas e interagir com roda de historia.Explorar a antecipação, apresentar o slide deixando fluir o imaginário das crianças sobre os antigos brinquedos e brincadeiras apresentados.


Tempo de Higienização e Alimentação.
Para quê? Promovam o cuidado de si e dos outros, construindo atitudes importantes para este momento.
Como? Conversando sobre a importância da higiene, acompanhar as crianças para o banheiro, deixar que elas mesmas lavem suas mãos.Incentivar para que peguem seus lanches e comam sem desperdícios.

 
Tempo de Brincadeira Monitorada.
Para quê? Possibilitar situações de aprendizagem recordando os brinquedos de antigamente.
Como?Propiciar situações e oferecer brinquedos antigos, como:Pião, bonecas de pano, carro de madeira e de lata, peteca, bola de gude e etc. para as crianças.Participar das brincadeiras como: cantigas de roda, amarelinha, passa o anel, etc e mediar os conflitos surgidos nas mesmas.

Tempo de Construção.
Distribuir folhas e giz de cera e pedir a cada criança que desenhe o brinquedo que mais gostou.


Tempo de saída.
Pedir a colaboração das crianças na arrumação e limpeza da sala enquanto aguardam seus pais.

 

Equipe: Ana Marcia, Ana Maria, Ana Regina, Ivoneide Moura, Silmara e Silva Junior.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Professor x Computador

PROINFO INTEGRADO
Aluna: Ana Regina Soares Galvão
Tutora: Ana Júlia Silveira de Sousa
Atividade 02 - Unidade 05

Professor x Computador


A sociedade em que vivemos hoje passa constantemente por intensas transformações, muitas delas ocorrem sem nos darmos conta, como é o caso da substituição do professor pelo computador. Essa transformação já aconteceu em diversas escolas, o professor certamente não foi substituído totalmente, mas uma parte de suas aulas não exigem mais sua presença, devido o computador preencher melhor esse espaço trazendo aulas mais dinâmicas e consequentemente mais proveitosas.
Com tudo isso acontecendo, cabe a nós professores conversar sobre a existência dessa novas tecnologias, precisamos nos encaixar nesse novo universo, porque só assim não seremos esquecidos nem substituídos totalmente.
Para finalizar, devo acrescentar que todas as escolas também precisam está inseridas nesse novo mundo, porque dessa forma os professores saberão a quem recorrer, para que a transformação digital dentro das sala de aula aconteça.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Diário de Bordo


PROINFO INTEGRADO - APUIARÉS CEARÁ
Unidade 03 – Atividade 03
Tutora: Ana Julia Silveira de Sousa.
Aluna: Antonio Gomes da Silva Junior.

Diário de bordo, construção do conhecimento.


Sabemos que a informatização está cada vez mais presente em nosso meio, por isso precisamos nos atualizar para podermos interagir com essa nova sociedade, porém para que essa renovação aconteça devemos sempre buscar as formas corretas de entrarmos no mundo digital, e esse curso vem apresentar isso, através de temas relacionados a esse período em que estamos vivendo.
Essas informações novas que estamos adquirindo no decorrer do curso são de grande importância, nos ajudarão a entrar no mundo digital com mais segurança, sem medo de sofrermos determinados tipos de crimes virtuais.
É importante ressaltar que esse curso tem o objetivo de informar e nos incentivar a interagir com essa nova sociedade que a cada dia se renova e se dinamiza, buscando sempre a melhor maneira de participar da globalização.
Portanto, o Proinfo Integrado veio para aprofundar nossos conhecimentos em informática e mostrar novas formas de buscar informações, aprendendo cada vez mais.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Professor x Computador



Unidade 5- Atividade 2
Aluna: Maria Ivoneide Moura de Sousa


Professor x Computador
              O computador vai substituir o Professor?
Acredito que de certa forma o computador já substitui o professor, porém isso está acontecendo e nem todos estão percebendo. Os avanços, a informatização está acontecendo de forma desordenada é um emaranhado de informações, a cada dia as pessoas buscam o monte de descobertas ao mesmo tempo.
              A busca por novas tecnologias está deixando o professor um pouco de lado. O que não podemos deixar acontecer é de ampliar o ensino, pois é papel do educador  buscar estimulo e aperfeiçoar suas práticas.

Construção do Conhecimento



PROINFO INTEGRADO  - APUIARÉS

INTRUDUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
FORMADORA: Ana Júlia S. de Sousa
TECNICA: Ana Carolina Sousa
ALUNA: Maria Ivoneide Moura de Sousa



Construção do Conhecimento

A partir dos conteúdos abordados pude compreender os conceitos necessários para alcançar as metas esperadas. E assim expressar minhas reflexões e acerca dos assuntos propostos fundamentando minhas reflexões baseando-se nos estudos teóricos e práticos. E para adquirir essas praticas procuro aprofundar-me nas teóricos que fazem referencias sobre o estudo proposto.
            Acredito que com esforço e persistência de cada um, possamos assim interagir e contribuir com um aprendizado significativo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de uma sociedade igualitária para todos.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012


PROINFO INTEGRADO

Unidade 01 – Atividade 1.2

ALUNA:Silmara Barroso da Silva



Reflexão sobre a identidade do professor.Quem sou como professor e aprendiz?

Acredito que hoje na Sociedade em que vivemos já não nos é permitido enquanto docentes oferecer aos nossos alunos assuntos que não despertem a curiosidade e o desejo de buscar informação sobre o mesmo.Sabemos que entramos em uma nova era, a era da informática, onde as propostas para os professores é que nossas aulas sejam mais interessantes, inovadora com a inclusão das mídias, e para isso eu como docente mim sinto na obrigação de buscar novos métodos através de capacitações para melhor atender as necessidades dos meus alunos, sabendo também que a educação hoje já não nos permite sermos somente repassadores de conhecimentos mas precisamos também sermos aprendizes, pois uma vez eu aceitando que os alunos participem ativamente das atividades haverá uma troca mutua de conhecimento e saberes, o que só enriquecera as aulas.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

professor x computador

PROINFO INTEGRADO
aluna Ana Marcia Moreira Bezerra
ATIVIDADE  02
UNIDADE 05
Professor x Computador

   Comparando uma aula nos moldes antigos e outras utilizando as novas tecnologias fica fácil responder à pergunta do texto.O professor em pouco tempo será substituido pelo computador. 
    Obviamente será substituida a parte das aulas sem atrativo para os alunos.Com as várias opções fornecidas pelo computador as aulas ficarão mais interessantes e interativas.
    Caberá ao educador se preparar para esta nova forma de educar,cooperação é a palavra entre máquina e professor,assim teremos mais tempo para o diálogo com nossos alunos a oportunidade de deixar de ser só transmissor de conteudos e passar a transmitir também conhecimentos que os  preparem para a vida.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Proinfo integrado

Unidade 05 – Atividade 02

Aluna: Silmara Barroso da Silva



Professor X Computador.

Palavra Chave: Cooperação.
Acredito que o computador poderá sim substituir o professor, não totalmente mas parcialmente em suas piores atuações, deixando assim o professor com uma facilidade maior de trabalhar o melhor de si, onde seu domínio prevalece.E para que isso aconteça de forma passiva tanto para o professor, como para os alunos e meio escolar em que esta inserido é necessário que haja a cooperação de todos, principalmente do professor,  para que possa aceitar esse novo mundo a que esta sendo inserido onde ele não irá atuar não somente como mentor mas sim como receptor de ideias. Hoje esta em nossas mãos enquanto educadores  transformar nossas exposições maçantes em aulas de multimídias interativas, em hipertextos fascinantes, em telas coloridas e interfaces.Com isso obteremos resultados e construiremos uma escola mais feliz, feita por mestres e alunos que saibam juntos, propor links e janelas para a sala de aula, onde aprender não seja uma tarefa árdua e penosa mais sim uma aventura

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Proinfo integrado

Diario de Bordo

Aluna: Maria Ivoneide Moura de Sousa

Perdi o primeiro encontro e fiquei a toa, mas logo mim inteirei e fiquei na boa/ Com tanto desafio para enfrentar tô mim sentindo pressionada e ainda chego atrasada.

Refrão: Queria ver alguem aqui no meu lugar, eu ia rir de mim acabar.(bis)

Ainstrutora fala bem, mas é muito apressada, não da pra raciocinar e o otimismo logo acaba/ Quando chego em casa, só quero descansar, e mexer na papelada não quero nem pensar.

Refrão:Queria ver alguem aqui no meu lugar, eu ia rir de mim acabar. (bis)

A filha da instrutoraé muito esforçada, parece saber tudo, e eu não sei quase nada/ Mas com um pouco de esforço e de perseverança, logo surge o aprendizado e tambem a esperança.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Diário de Bordo


PROINFO INTEGRADO - APUIARÉS CEARÁ

Unidade 03 – Atividade 03

Tutora: Ana Julia Silveira de Sousa.
Aluna:Ana Regina Soares Galvão


Diário de bordo, construção do conhecimento.

   Podemos verificar que o mundo digital está cada vez mais presente em nossas vidas. É difícil viver em uma sociedade se não nos adaptarmos as mudanças que surgem diariamente, por isso os termas apresentados e estudados no decorrer do curso são de grande importância para quem está buscando a melhor maneira de entrar no mundo da informatização.
   Com tantas informações sobre as novas tecnológicas fica mais fácil usar o computador com mais segurança, livre de vírus, crimes on-line ou outros problemas que circulam na internet, e certamente, o curso tem esse objetivo nos informar para que possamos está completamente inseridos na globalização sem correr riscos.
   Sabemos que esses conhecimentos a respeito das novas tecnologias nos incentiva a participar de uma sociedade mais desenvolvida e mais dinâmica, buscando sempre uma interação com todos.
   Esse curso nos proporcionou aprofundar nossos conhecimentos com relação ao mundo digital e certamente abriu espaço para outras buscas, outras formas de aprendizado, que serão futuramente usadas para melhorar o nosso crescimento profissional.
   

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

diario de bordo

PROINFO INTEGRADO
UNIDADE 03 ATIV.03
Ana Márcia Moreira Bezerra

   Com a tecologia evoluindo a cada dia mais e tornando-se cada vez mais presente em nosso cotidiano temos que nos adequar o mais rápido possivel.
    O PROINFO está sendo uma ótima oportunidade para adquirir novos conhecimentos,o curso me proporciona conhecer e entender melhor os vários recursos da Internet ,a orientação da tutora e da técnica é essencial,facilitando a aprendizagem.
    As duvidas que surgem procuro solucionar pesquisando,pedindo ajuda a colegas mais experientes ou acessando outras fontes que são sugeridas na apostila.O novo sempre assusta,mas com força de vontade e quando se quer aprender tudo se torna mais fácil,cabe a cada um aproveitar as oportunidades que lhe são oferecidas.

terça-feira, 31 de julho de 2012



Indicamos esse video para a equipe da Flaviane, pois ele fala da motivação dos pais, para com os filhos.


PROINFO INTEGRADO - APUIARÉS CEARA

Unidade 03 – Atividade 03

Tutora: Ana Julia Silveira de Sousa.
Aluna:Silmara Barroso da Silva


Diário de bordo, construção do conhecimento.

O Proinfo integrado, para mim foi um complemento de informações sobre o domínio da internet. Por se tratar de algo que vive em constante mudança, para nós pessoas com muitos afazeres é quase que impossível acompanhar a evolução de perto e em tempo real.Acredito que para mim, o Proinfo com a ajuda da tutora e dos técnicos foi de grande beneficio facilitando assim minha compreensão sobre os meios midiáticos. É claro que pelo curso ter pouca duração em relação aos assuntos que nos foi proposto fica algumas duvidas, duvidas essas que com o meu aprofundamento nas referencias complementares sugeridas e ate mesmo outras fontes puderam ser minimizadas, fazendo assim com que o curso tenha sido o mais proveitoso possível.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Atraves de pesquisas tivemos acesso aos dados surpreendentes em relação à obesidade infantil. Dai nossa preocupação em orientar e alertar nossos alunos sobre tal assunto cada vez mais comum.

Ritmo de aumento da obesidade infantil no Brasil preocupa médicos

Dados indicam que casos entre crianças de 5 a 9 anos se multiplicaram nas últimas décadas.


As estatísticas apontam que a obesidade infantil é a que cresce mais rapidamente no Brasil, e o cenário agravado por mudanças nos hábitos alimentares, ampla oferta de produtos hipercalóricos e menos atividades físicas nas horas de lazer preocupa médicos que lidam com o problema
Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, do IBGE, indicam que, em 20 anos, os casos de obesidade mais do que quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos, chegando a 16,6% (meninos) e 11,8% (meninas).
"É de chorar como está vertiginoso o aumento, como o ritmo está maior", diz a nutricionista Inês Rugani, professora da Uerj e sanitarista do Instituto de Nutrição Annes Dias. "A obesidade vem aumentando faz tempo entre os adultos, mas não era observada na infância dessa forma."
"Tratamos a obesidade infantil como uma epidemia pelo ritmo vertiginoso de aumento que está tendo no mundo, e o Brasil está acompanhando esse fenômeno", diz Rugani, apontando que, em contrapartida, o processo de desnutrição está em processo de superação no país.
Quando se consideram também as crianças com excesso de peso, o problema é ainda mais alastrado. De 1989 para 2009, o sobrepeso mais do que dobrou entre meninos, e triplicou entre meninas.
Hoje, um em cada três meninos e meninas de 5 a 9 anos está acima do peso normal para a idade. O fenômeno é grave também entre pessoas de 10 a 19 anos, faixa de idade em que o excesso de peso gira em torno de 20%.
Entre os fatores que levam ao aumento de peso ainda na infância, especialistas destacam mudanças no padrão alimentar, redução da prática de atividades físicas nas horas de lazer e diferentes hábitos nas refeições - não raro feitas de frente para a televisão.
"Os jogos antes eram na rua ou na pracinha, as crianças gastavam energia", diz o endocrinologista pediatra Paulo Solberg. "Hoje, as brincadeiras são no videogame."
"A noção de que elas têm que fazer atividade física é nova, porque antigamente elas faziam naturalmente", acrescenta. "Isso tem que ser passado para os pais e filhos."
Excesso de calorias
O aumento do consumo de alimentos de alto valor calórico, muitas vezes industrializados, também contribui para a obesidade - assim como o hábito de fazer refeições ou lanches fora de casa.
De acordo com dados do IBGE, quase 50% dos adolescentes comem fora de casa no dia a dia. Entre os itens mais consumidos na rua estão salgadinhos (fritos, assados ou industrializados), pizza, refrigerante e batata frita.
O custo de ter itens saudáveis na alimentação também pode pesar. Mãe da pequena Mylena, Luciane Queiroz Costa está desempregada e diz ser "entre trancos e barrancos" que consegue ter uma fruta ou legume na geladeira para a dieta da filha, que tem 8 anos e apresenta quadro de obesidade.
"A dificuldade é manter a geladeira com legumes e frutas pelo preço que está", diz Luciane. "Está tudo muito caro, fica complicado."
Políticas públicas
Para estimular hábitos mais saudáveis entre as crianças, a nutricionista Inês Rugani destaca a importância de políticas públicas para regulamentar tanto a alimentação em cantinas de escolas como para impor restrições à publicidade de alimentos.
Tentativas recentes de regulamentação do setor foram alvo de protestos da indústria. "Se você tem um ambiente que promove a obesidade, não há comportamento adequado que dê conta", avalia Rugani.
Segundo a nutricionista, a palavra-chave no combate à obesidade é prevenção.
"Quando você desenvolve a obesidade na infância e adolescência, a chance de você continuar obeso na vida adulta é muito grande", diz. "Esta deve ser uma prioridade de saúde pública, ainda mais diante do aumento que estamos observando."

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Sejam Bem Vindos

Tema: Alimentação Saudável na Escola

Equipe:  Monitores da Educação Alimentar

Ana Marcia
Ana Regina
Ana Maria
Silmara Barroso
Silva Junior
Ivoneide Macedo