segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ATIVIDADE 3.3
PROJETOS DE TRABALHOS EM SALA DE AULA COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO.

EQUIPE-  Adriana Praxedes
                 Ana Márcia
                 Ana Regina
                 Ana Maria
                 Ivoneide
                 Lorena
                 Enilde
                 Silva Junior
                 Silmara

ESTRUTURA CURRICULAR
NÍVEL DE ENSINO- Ens. Fund. 2º ano
COMPONENTE CURRICULAR- Língua Portuguesa-Ciências
TEMA- Higiene e Saúde

OBJETIVO- Conscientizar sobre a importância de ter uma boa higiene corporal.
                   -Aprender as regras para uma boa higienização.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES- 1 hora e 20 minutos.

RECURSOS- Som,pendrive,caixa de som,datashow,produtos de higiene,vídeo,texto.

ESTRATÉGIAS
RODA DE CONVERSA: Solicite que os alunos sentem-se no chão formando um círculo,providencie uma caixa com produtos e objetos utilizados na higiene pessoal (pente,escova de dente,creme dental,sabonete,cotonete,cortador de unhas,shampoo,dentre outros).Apresente os produtos e converse com a turma sobre:para que servem esses produtos e objetos?Quando os utilizamos?Porque temos que utilizá-los?
  • Após os questionamentos leia o texto ¨Bob bafo¨.Após a leitura estimule os alunos a refletirem sobre os cuidados que devemos ter com nosso corpo e comparar com o personagem da história questionando o porquê do seu nome?Será que ele faziaa higiene do corpo corretamente?
  • Solicite que os alunos continuem em círculo só que de pé para cantarem músicas relacionadas a higiene como menino sujinho,hora do banho e fazerem a coreografia representando gestos utilizados para fazer a higiene.
  • Apresente o vídeo: Higiene e Saúde (7:48)
  • Após o vídeo os alunos socializarão seus hábitos de higiene e o professor infatizará a importância dos mesmos.
  • Proponha agora que cada aluno construa um panfleto que retrate um habito de higiene e sua importância e exponha para os colegas.
AVALIAÇÃO- Observe se os seus alunos estão participando e realizando as atividades propostas,para poder auxiliá-los no processo de aprendizagem.A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula verificando se os alunos conseguiram: identificar os cuidados om a higiene pessoal;perceber a importância de alguns produtos e objetos para a higiene;aprender hábitos de higiene necessários para crescer saudável,construiram o panfleto de acordo com o que foi solicitado.



Texto:    BOB BAFO

Diléa Frate

Bob não gostava de escovar os dentes. E tinha um argumento para isso: dizia que seu bafo era horrível, que à noite ele matava qualquer mosquito que estivesse rodando sua cama com um simples “bah!fo”.

Quanto mais bala ele comia e mastigava sem escovar os dentes, mais podres os dentes iam ficando, e mais fedorento ia ficando seu “bah!fos”.

Com o tempo, ele começou a matar moscas. Foi evoluindo para as lagartixas, até que chegou às baratas! Como dois “bah!fos”, ele conseguia exterminar uma terrível barata cascuda de esgoto. Foi a consagração! Bobo foi contratado por uma firma de dedetização e vai ficar por lá até que algum bom dentista se compadeça de sua boca.

Bah! Que bafo, meu!


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Planejando atividade com hipertexto ou internet

UNIDADE 02 - Internet, Hipertexto e Hipermídia.
ATIVIDADE 2.4 - Planejando atividade com hipertexto ou internet.
FORMADORA - Ana Júlia Silveira de Sousa


Planejando atividade com hipertexto ou internet

A aula realizada pela nossa equipe levou os alunos do 2º ano da Escola de Ensino Fundamental Aécio de Borba a pesquisarem na internet o trânsito com suas normas e leis. Essa atividade teve como objetivo compreender a importância do trânsito como parte integrante do cotidiano das pessoas em relação a sua necessidade de locomoção, comunicação e convívio social no espaço público, proporcionando o aperfeiçoamento e o manuseio do computador e suas ferramentas.
A aula foi iniciada com uma conversa informal sobre o trânsito e seguida de uma pesquisa direcionada ao telecentro. Após a pesquisa, foram produzidos cartazes com os dados coletados, gravuras e reportagem de revistas ou jornais relacionados ao trânsito.
Utilizamos como recursos metodológicos os computadores, internet, revistas, jornais, cartolina, tesoura, cola, pinceis, câmera digital, caderno e lápis. Todos esses recursos nos auxiliaram no desenvolvimento dessa aula.
Através dessa atividade pode-se perceber que alguns alunos já traziam conhecimentos de algumas regras de trânsito e noções de como manusear o computador e acessar a internet, porém, para a grande maioria o contato com o computador foi uma novidade, pois os mesmos sentiram dificuldades em manusear as ferramentas. Algumas crianças reclamavam do tamanho da letra do texto no momento da escrita. Observamos também o enorme constrangimento em tocar o mouse no decorrer do manuseio com a máquina. No entanto, tudo isso será superado aos poucos, com o decorrer do tempo as crianças vão se adaptar a essa nova forma de aprender.
Mediante a aula, buscamos no desenvolver das atividades, realizar a nossa avaliação, percebendo a interação entre alunos, aluno e computador, interesse e entusiasmo e compreensão do assunto estudado.
Diante dessa aula a nossa equipe pode perceber o quanto é difícil trabalhar a inclusão digital dentro das escolas, pois mesmo com  professores e alunos conhecendo um pouco sobre informática as nossas escolas ainda não estão preparadas para essa mudança. A principal dificuldade encontrada foi à questão dos computadores não disponíveis nas escolas da sede do nosso município. A escola que tem mais computadores o ar-condicionado não está funcionando, assim os computadores só poderiam ser usados, em alguns horários que não eram convenientes à equipe e a outra escola que também poderia nos auxiliar todos os computadores estão sem internet, impedindo assim a realização e a postagem dessa tarefa no dia do esperado. Daí a nossa dificuldade em realizar essa atividade. Porém, com todos esses empecilhos a aula foi realizada e nós verificamos o quanto é importante e necessário aos nossos alunos essas atividades que envolvam as mídias e os estimulem a entrar no mundo digital.
 Percebemos com essa atividade que a aula tornou-se mais atrativa e mais dinâmica. O trabalho em grupo foi imprescindível para o êxito dessa atividade, visto que a construção do conhecimento quando compartilhada se torna cada vez mais significativa. Portanto os resultados obtidos nessa aula foram excelentes, pois conseguimos obter os objetivos propostos e ainda melhorar a forma de trabalhar coletivamente da turma. O envolvimento dos alunos foi importantíssimo, pois a experiência pedagógica e digital superou as nossas expectativas para com essa atividade.
Para nós professores essa atividade veio mostrar que trabalhar com as novas tecnologias dentro das escolas não é um bicho de sete cabeças, mas sim um excelente e indispensável auxílio para as nossas aulas, transformando as escolas em um espaço vivo, de interações, aberto às múltiplas dimensões da vida e do ser. Pois sabemos que só se aprende realmente, participando e vivenciando novas experiências, tomando atitudes diante dos fatos e escolhendo os melhores procedimentos e métodos para atingir novos objetivos.

Equipe:
Adriana Praxedes
Ana Marcia (Marcinha)
Ana Maria
Enilde
Ivoneide
Lorena
Silmara
Silva Junior

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PROFESSOR x COMPUTADOR

Proinfo Integrado
Tutora: Ana Júlia
Técnica: Ana Carolina
Cursista: Antonio Gomes da Silva Junior

Professor x Computador

Palavra-chave: mudança.

   Viver em uma sociedade que passa diariamente por mudanças exige de nós professores uma constante transformação.
   Percebe-se que hoje em dia em muitas escolas o professor já foi substituído, e não foi por outra pessoa, mas sim pelo computador. No entanto essa substituição veio para melhorar a vida do professor em sala de aula. O computador transformará nossas aulas maçantes e repetitivas em aulas interativas, em telas mais coloridas e mais dinâmicas. Com essa ajuda, o professor ficará com a parte melhor das aulas.
   Ficou claro para nós, que precisamos mudar as nossas práticas em sala de aula, pois se não acompanharmos essa evolução da sociedade, ficaremos para trás e seremos totalmente substituídos por máquinas.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012




Proinfo Integrado
Tutora: Ana Júlia 
Técnica: Ana Carolina
Cursista: Ana Maria Alves


Professor X Computador 



Os profissionais da educação atuando nas escolas públicas, estar chegando uma máquina para "ocupar" o seu lugar de possuidor do saber.
O medo do desconhecido se fez presente, assim muitos mitos foram criados sobre o computador - "O Monstro".
Inicialmente tido como um "sabe tudo", por grande parte da classe de professores, o computador, considerado um rival, foi endeusado. Num segundo momento, o mito foi sendo explicado por partes e todos começaram a enxergar que é o computador será usado para a  parte humana que comanda o conjunto. Sem as pessoas para operá-la a fabulosa máquina de nada adiantaria. Com o funcionamento da "máquina computador" teoricamente dominado, deixa de existir a ameaça do desconhecido, ficando livre o caminho da superação, assim o aprendizado avança. 
Observando-se pela ótica de que a realidade da escola pública de educação básica é caótica, onde existem muitos professores que já estão para se aposentar e não têm interesse em se atualizar, outros não se dispõem a frequentar cursos específicos de informática por não disporem de tempo - por falta de incentivo. Existe também o fator econômico. 
Os profissionais da educação, infelizmente não são valorizados como deveriam e muitos deles não possui, em casa, a máquina para estudos práticos.                         
 O aprendizado é facilitado quando:
* o indivíduo participa completamente do processo de aprendizado e tem controle sobre a sua natureza e direção;
* é, primariamente, baseado na confrontação direta com problemas práticos, sociais, pessoais ou de pesquisa;
* A auto avaliação é o principal método de avaliar o progresso ou o sucesso.
* é uma abertura para a mudança;
Baseando-se na escola publica é, ainda, pouco instrumentada para esta nova tendência tecnológica, surgem às perguntas: como despertar o professor da rede pública na busca do domínio das novas ferramentas tecnológicas, utilizando-as na no ambiente escolar. Concluindo, a necessidade da formação do profissional de educação para que possa usar as novas tecnologias no ensino-aprendizagem é urgente. Cursos gratuitos, sobre a inclusão digital, facilidade para a aquisição de computadores pelos professores, são "caminhos" que podem ser oferecidos, pelos responsáveis pelas instituições, para que os profissionais se aprofundem ao máximo, neste novo campo da aprendizagem.