Proinfo Integrado
Tutora: Ana Júlia
Técnica: Ana Carolina
Cursista: Ana Maria Alves
Professor X Computador
Os
profissionais da educação atuando nas escolas públicas, estar chegando uma
máquina para "ocupar" o seu lugar de possuidor do saber.
O medo do desconhecido se fez presente, assim muitos mitos foram criados sobre o computador - "O Monstro".
Inicialmente tido como um "sabe tudo", por grande parte da classe de professores, o computador, considerado um rival, foi endeusado. Num segundo momento, o mito foi sendo explicado por partes e todos começaram a enxergar que é o computador será usado para a parte humana que comanda o conjunto. Sem as pessoas para operá-la a fabulosa máquina de nada adiantaria. Com o funcionamento da "máquina computador" teoricamente dominado, deixa de existir a ameaça do desconhecido, ficando livre o caminho da superação, assim o aprendizado avança.
Observando-se pela ótica de que a realidade da escola pública de educação básica é caótica, onde existem muitos professores que já estão para se aposentar e não têm interesse em se atualizar, outros não se dispõem a frequentar cursos específicos de informática por não disporem de tempo - por falta de incentivo. Existe também o fator econômico.
Os profissionais da educação, infelizmente não são valorizados como deveriam e muitos deles não possui, em casa, a máquina para estudos práticos.
O medo do desconhecido se fez presente, assim muitos mitos foram criados sobre o computador - "O Monstro".
Inicialmente tido como um "sabe tudo", por grande parte da classe de professores, o computador, considerado um rival, foi endeusado. Num segundo momento, o mito foi sendo explicado por partes e todos começaram a enxergar que é o computador será usado para a parte humana que comanda o conjunto. Sem as pessoas para operá-la a fabulosa máquina de nada adiantaria. Com o funcionamento da "máquina computador" teoricamente dominado, deixa de existir a ameaça do desconhecido, ficando livre o caminho da superação, assim o aprendizado avança.
Observando-se pela ótica de que a realidade da escola pública de educação básica é caótica, onde existem muitos professores que já estão para se aposentar e não têm interesse em se atualizar, outros não se dispõem a frequentar cursos específicos de informática por não disporem de tempo - por falta de incentivo. Existe também o fator econômico.
Os profissionais da educação, infelizmente não são valorizados como deveriam e muitos deles não possui, em casa, a máquina para estudos práticos.
O aprendizado é facilitado quando:
* o indivíduo participa completamente do processo de aprendizado e tem controle sobre a sua natureza e direção;
* é, primariamente, baseado na confrontação direta com problemas práticos, sociais, pessoais ou de pesquisa;
* A auto avaliação é o principal método de avaliar o progresso ou o sucesso.
* é uma abertura para a mudança;
Baseando-se na escola publica é, ainda, pouco instrumentada para esta nova tendência tecnológica, surgem às perguntas: como despertar o professor da rede pública na busca do domínio das novas ferramentas tecnológicas, utilizando-as na no ambiente escolar. Concluindo, a necessidade da formação do profissional de educação para que possa usar as novas tecnologias no ensino-aprendizagem é urgente. Cursos gratuitos, sobre a inclusão digital, facilidade para a aquisição de computadores pelos professores, são "caminhos" que podem ser oferecidos, pelos responsáveis pelas instituições, para que os profissionais se aprofundem ao máximo, neste novo campo da aprendizagem.
* o indivíduo participa completamente do processo de aprendizado e tem controle sobre a sua natureza e direção;
* é, primariamente, baseado na confrontação direta com problemas práticos, sociais, pessoais ou de pesquisa;
* A auto avaliação é o principal método de avaliar o progresso ou o sucesso.
* é uma abertura para a mudança;
Baseando-se na escola publica é, ainda, pouco instrumentada para esta nova tendência tecnológica, surgem às perguntas: como despertar o professor da rede pública na busca do domínio das novas ferramentas tecnológicas, utilizando-as na no ambiente escolar. Concluindo, a necessidade da formação do profissional de educação para que possa usar as novas tecnologias no ensino-aprendizagem é urgente. Cursos gratuitos, sobre a inclusão digital, facilidade para a aquisição de computadores pelos professores, são "caminhos" que podem ser oferecidos, pelos responsáveis pelas instituições, para que os profissionais se aprofundem ao máximo, neste novo campo da aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário