quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Planejando atividade com hipertexto ou internet

UNIDADE 02 - Internet, Hipertexto e Hipermídia.
ATIVIDADE 2.4 - Planejando atividade com hipertexto ou internet.
FORMADORA - Ana Júlia Silveira de Sousa


Planejando atividade com hipertexto ou internet

A aula realizada pela nossa equipe levou os alunos do 2º ano da Escola de Ensino Fundamental Aécio de Borba a pesquisarem na internet o trânsito com suas normas e leis. Essa atividade teve como objetivo compreender a importância do trânsito como parte integrante do cotidiano das pessoas em relação a sua necessidade de locomoção, comunicação e convívio social no espaço público, proporcionando o aperfeiçoamento e o manuseio do computador e suas ferramentas.
A aula foi iniciada com uma conversa informal sobre o trânsito e seguida de uma pesquisa direcionada ao telecentro. Após a pesquisa, foram produzidos cartazes com os dados coletados, gravuras e reportagem de revistas ou jornais relacionados ao trânsito.
Utilizamos como recursos metodológicos os computadores, internet, revistas, jornais, cartolina, tesoura, cola, pinceis, câmera digital, caderno e lápis. Todos esses recursos nos auxiliaram no desenvolvimento dessa aula.
Através dessa atividade pode-se perceber que alguns alunos já traziam conhecimentos de algumas regras de trânsito e noções de como manusear o computador e acessar a internet, porém, para a grande maioria o contato com o computador foi uma novidade, pois os mesmos sentiram dificuldades em manusear as ferramentas. Algumas crianças reclamavam do tamanho da letra do texto no momento da escrita. Observamos também o enorme constrangimento em tocar o mouse no decorrer do manuseio com a máquina. No entanto, tudo isso será superado aos poucos, com o decorrer do tempo as crianças vão se adaptar a essa nova forma de aprender.
Mediante a aula, buscamos no desenvolver das atividades, realizar a nossa avaliação, percebendo a interação entre alunos, aluno e computador, interesse e entusiasmo e compreensão do assunto estudado.
Diante dessa aula a nossa equipe pode perceber o quanto é difícil trabalhar a inclusão digital dentro das escolas, pois mesmo com  professores e alunos conhecendo um pouco sobre informática as nossas escolas ainda não estão preparadas para essa mudança. A principal dificuldade encontrada foi à questão dos computadores não disponíveis nas escolas da sede do nosso município. A escola que tem mais computadores o ar-condicionado não está funcionando, assim os computadores só poderiam ser usados, em alguns horários que não eram convenientes à equipe e a outra escola que também poderia nos auxiliar todos os computadores estão sem internet, impedindo assim a realização e a postagem dessa tarefa no dia do esperado. Daí a nossa dificuldade em realizar essa atividade. Porém, com todos esses empecilhos a aula foi realizada e nós verificamos o quanto é importante e necessário aos nossos alunos essas atividades que envolvam as mídias e os estimulem a entrar no mundo digital.
 Percebemos com essa atividade que a aula tornou-se mais atrativa e mais dinâmica. O trabalho em grupo foi imprescindível para o êxito dessa atividade, visto que a construção do conhecimento quando compartilhada se torna cada vez mais significativa. Portanto os resultados obtidos nessa aula foram excelentes, pois conseguimos obter os objetivos propostos e ainda melhorar a forma de trabalhar coletivamente da turma. O envolvimento dos alunos foi importantíssimo, pois a experiência pedagógica e digital superou as nossas expectativas para com essa atividade.
Para nós professores essa atividade veio mostrar que trabalhar com as novas tecnologias dentro das escolas não é um bicho de sete cabeças, mas sim um excelente e indispensável auxílio para as nossas aulas, transformando as escolas em um espaço vivo, de interações, aberto às múltiplas dimensões da vida e do ser. Pois sabemos que só se aprende realmente, participando e vivenciando novas experiências, tomando atitudes diante dos fatos e escolhendo os melhores procedimentos e métodos para atingir novos objetivos.

Equipe:
Adriana Praxedes
Ana Marcia (Marcinha)
Ana Maria
Enilde
Ivoneide
Lorena
Silmara
Silva Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário