ATIVIDADE 2.4 - Planejando atividade com hipertexto ou internet.
FORMADORA - Ana Júlia Silveira de Sousa
Planejando
atividade com hipertexto ou internet
A aula realizada pela nossa equipe levou
os alunos do 2º ano da Escola de Ensino Fundamental Aécio de Borba a
pesquisarem na internet o trânsito com suas normas e leis. Essa atividade teve
como objetivo compreender a importância do trânsito como parte integrante do
cotidiano das pessoas em relação a sua necessidade de locomoção, comunicação e convívio
social no espaço público, proporcionando o aperfeiçoamento e o manuseio do
computador e suas ferramentas.
A aula foi iniciada com uma conversa
informal sobre o trânsito e seguida de uma pesquisa direcionada ao telecentro.
Após a pesquisa, foram produzidos cartazes com os dados coletados, gravuras e
reportagem de revistas ou jornais relacionados ao trânsito.
Utilizamos como recursos metodológicos os
computadores, internet, revistas, jornais, cartolina, tesoura, cola, pinceis, câmera
digital, caderno e lápis. Todos esses recursos nos auxiliaram no
desenvolvimento dessa aula.
Através dessa atividade pode-se perceber
que alguns alunos já traziam conhecimentos de algumas regras de trânsito e
noções de como manusear o computador e acessar a internet, porém, para a grande
maioria o contato com o computador foi uma novidade, pois os mesmos sentiram
dificuldades em manusear as ferramentas. Algumas crianças reclamavam do tamanho
da letra do texto no momento da escrita. Observamos também o enorme
constrangimento em tocar o mouse no decorrer do manuseio com a máquina. No entanto,
tudo isso será superado aos poucos, com o decorrer do tempo as crianças vão se
adaptar a essa nova forma de aprender.
Mediante a aula, buscamos no desenvolver
das atividades, realizar a nossa avaliação, percebendo a interação entre
alunos, aluno e computador, interesse e entusiasmo e compreensão do assunto
estudado.
Diante dessa aula a nossa equipe pode
perceber o quanto é difícil trabalhar a inclusão digital dentro das escolas,
pois mesmo com professores e alunos conhecendo um pouco sobre informática as
nossas escolas ainda não estão preparadas para essa mudança. A principal
dificuldade encontrada foi à questão dos computadores não disponíveis nas
escolas da sede do nosso município. A escola que tem mais computadores o ar-condicionado
não está funcionando, assim os computadores só poderiam ser usados, em alguns
horários que não eram convenientes à equipe e a outra escola que também poderia
nos auxiliar todos os computadores estão sem internet, impedindo assim a
realização e a postagem dessa tarefa no dia do esperado. Daí a nossa
dificuldade em realizar essa atividade. Porém, com todos esses empecilhos a
aula foi realizada e nós verificamos o quanto é importante e necessário aos
nossos alunos essas atividades que envolvam as mídias e os estimulem a entrar
no mundo digital.
Percebemos
com essa atividade que a aula tornou-se mais atrativa e mais dinâmica. O trabalho
em grupo foi imprescindível para o êxito dessa atividade, visto que a construção
do conhecimento quando compartilhada se torna cada vez mais significativa. Portanto
os resultados obtidos nessa aula foram excelentes, pois conseguimos obter os objetivos
propostos e ainda melhorar a forma de trabalhar coletivamente da turma. O envolvimento
dos alunos foi importantíssimo, pois a experiência pedagógica e digital superou
as nossas expectativas para com essa atividade.
Para nós professores essa atividade veio
mostrar que trabalhar com as novas tecnologias dentro das escolas não é um
bicho de sete cabeças, mas sim um excelente e indispensável auxílio para as
nossas aulas, transformando as escolas em um espaço vivo, de interações, aberto
às múltiplas dimensões da vida e do ser. Pois sabemos que só se aprende realmente,
participando e vivenciando novas experiências, tomando atitudes diante dos
fatos e escolhendo os melhores procedimentos e métodos para atingir novos
objetivos.
Equipe:
Adriana
Praxedes
Ana
Marcia (Marcinha)
Ana
Maria
Enilde
Ivoneide
Lorena
Silmara
Silva
Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário